4 dicas para ter mais produtividade no trabalho

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Como aumentar minha produtividade? É a pergunta de qualquer pessoa que trabalha, seja como empregado ou dono do próprio negócio. As diversas atividades realizadas devem ser feitas não apenas respeitando prazos, mas também com qualidade.

Organize as tarefas da maneira que for possível

Organizar as atividades principais é fundamental para que não apenas você tenha maior noção do que fazer, mas também para que esvazie um pouco a cabeça, sem a chance de apagar aquela atividade e terminar sem fazê-la.

Anote as tarefas que você deve fazer obrigatoriamente, pode ser numa lista, planilha, celular ou em outro lugar, mas que seja onde você tenha acesso fácil e veja com frequência. Separe-as de acordo com sua rotina, seus horários disponíveis e a real urgência dessa tarefa. Assim, você terá noção do que é importante e deve ser feito e do que pode ficar para outra hora.

Mas é importante não perder muito tempo apenas na tarefa de organização. Por a mão na massa é o que vai garantir o cumprimento da atividade, e não apenas saber que ela existe com anotações.

Controle o tempo de trabalho e descanso

Um profissional produtivo não é aquele que cola o rosto no monitor, leva trabalho para casa ou almoça enquanto faz as atividades. Atitudes desse tipo, que visam adiantar o serviço, na verdade, apenas fazem a produtividade cair e trazem até problemas de saúde.

Por isso, controle o tempo que você passa trabalhando. É recomendável intervalos de 10 a 15 minutos para cada 1 hora e meia de trabalho, e de até meia hora para cada duas horas diretas. As atividades não devem ser exaustivas, então, quando perceber que não consegue mais continuar, pare. Dê um intervalo a você mesmo para que possa aliviar o estresse e recarregar as baterias, para, quando voltar, produzir mais e melhor.

Utilize métodos que facilitam a produção

Existem métodos que podem ajudá-lo a ser mais regrado em relação aos horários e, com isso, conseguir produzir mais em um determinado intervalo de tempo.

O método Pomodoro, por exemplo, consiste em dividir o seu tempo em períodos de 25 minutos de trabalho direto, e uso de intervalos de 5 a 15 minutos para descanso e recarga das baterias. Durante os 25 minutos, nenhuma distração deve afetá-lo, sendo que esse precioso tempo deve ser usado com foco unicamente no trabalho.

Há outro método que pode ajudar no aumento da produtividade, mas este é mais voltado para reuniões. Elas são necessárias, mas quando tomam mais tempo do que deveriam (estima-se que o tempo máximo de uma reunião deve ser de 2 horas) acabam com a produtividade de todos os envolvidos. Por isso, levante pautas para os encontros com a equipe, para assim evitar desvios durante as conversas. Leve para a sala de reunião todos os principais assuntos a serem comentados, pois isso agiliza as discussões e torna a reunião muito mais produtiva.

Não seja perfeccionista demais

Buscar sempre fazer o seu melhor é importante, mas essa meta não pode se tornar uma obsessão. Um trabalho não deve ser descartado só porque não ficou completamente perfeito.

Por isso, ao considerar as metas do seu negócio, não seja exigente demais a ponto de torná-las inalcançáveis. Também não perca tempo demais procurando ou mesmo criando problemas, porque isso faz sua produtividade reduzir consideravelmente, já que se dedica mais tempo caçando defeitos do que colocando a mão na massa, de fato.

Não se desapegue da qualidade de um resultado, faça o melhor que puder, mas não deixe isso ser além do saudável e prejudicar a realização das atividades. O perfeccionismo deve fazê-lo melhorar algo, e não apenas apontar o que está errado.

Fonte: Conta Azul

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